sábado, 15 de fevereiro de 2014

Dia dos Namorados

E como hoje se comemora o dia de São Valentim, mais conhecido pelo Dia dos Namorados, deixo aqui uma pequena história da origem deste dia.

Origem do Dia dos Namorados
Embora existam várias teorias à volta de São Valentim, todas retratam Valentim como um mártir do século III d.C. Uma das histórias conta que nessa mesma data o Imperador Romano Claudius II tinha proibido os casamentos, de forma a angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Valentim, sacerdote naquela época, parece ter violado este decreto imperial e realizava casamentos em sigilo total. Segundo a história, este segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte no dia 14 de Fevereiro de 269 d.C, tornando-o um mártir. Algumas pessoas acreditam que o dia dos namorados se comemora neste dia por ter sido a morte de São Valentim.


Nos dias de hoje, as mensagens de amor de São Valentim são uma forma dos enamorados expressarem as suas paixões, utilizadas muitas vezes com desenhos do Cupido (o Cupido é normalmente retratado como um criança, com asas, que lança setas certeiras aos corações das suas vítimas, fazendo com que estes se apaixonem perdidamente).
É frequente vermos o Cupido em postais, revistas e anúncios, um ou vários cupidos juntos. A origem do Cupido remonta à Antiguidade Clássica, mais concretamente, à mitologia greco-romana, onde este é referido como um Deus único. Na Antiga Grécia ele era conhecido como Eros, o jovem filho de Afrodite, a deusa do amor e da beleza e de Ares, o deus da guerra, que trespassava os corações dos mortais.



Sem comentários:

Enviar um comentário